sábado, 10 de abril de 2010

Ação cultural é também competência do bibliotecário

Em nossas últimas aulas da disciplina de Ação Cultural, discutimos sobre o papel do bibliotecário como mediador cultural e os aspectos sociais e políticos da profissão. A seguir, um pequeno resumo sobre o assunto:
Cultura, não importa como definida, é domínio do bibliotecário. Seu posicionamento frente às diferentes definições relacionadas à cultura é que fazem a diferença no que ele realmente fará, para quem fará e como fará. O profissional bibliotecário pode atuar como um mediador, oferecendo condições para que as pessoas descubram suas necessidades, decorrentes de sua cultura-contexto e percebam sua capacidade de criar, inovar e transformar sua realidade.
O bibliotecário mediador cultural promove encontros entre as pessoas, dando condições para a troca de culturas, para o desenvolvimento da criatividade e da criação, e para o acesso dos indivíduos à cidadania, pois esta deve ser elemento essencial dentro das práticas de ação cultural. Suas ações devem ter como objetivo interferir não somente no cenário cultural, mas também no social, político e econômico, pois a ação cultural no âmbito da biblioteca faz parte da prática política de sua profissão. Ele é apto a reconhecer a importância do prazer, da diversão e da arte nesse tipo de iniciativa porque as pessoas não querem só comida, elas também querem educação, lazer, cultura, diversão e arte.
A biblioteca gerenciada por esse profissional certamente faz a diferença, pois ele é capaz de conciliar as características tradicionais da biblioteca e da biblioteconimia com as novas tendências em cultura, comunicação e tecnologia. A biblioteca do século XXI está sempre em movimento, promovendo eventos, exposições, oficinas, sempre antenada com os gostos e as necessidades do público.

Um comentário:

Valeria Cordero disse...

Adorei o texto é um resumo bem escrito das aulas e PARABÉNS! o Blog está Lindo.
Acrescentaria que o profissional da informação, preocupado em criar cidadãos com potencial aguçado e com posicionamento crítico, promove Ação Cultural em sua Unidade de Informação colaborando na transformação de uma sociedade, tornando-a melhor e mais democrática.

Postar um comentário